Histórico
A Organização Não Governamental de Cultura Popular Xiado do Xinelo tem uma história inspiradora, marcada pela dedicação e resistência diante das dificuldades. Fundada em 29 de julho de 2010, a ONG nasceu com a missão de suprir as necessidades culturais da juventude das comunidades periféricas da região sul de João Pessoa, especialmente os mais carentes, proporcionando acesso à cultura, ao mesmo tempo em que promove um desenvolvimento sustentável por meio da reciclagem e da conscientização ambiental.
Ao longo de mais 14 anos de existência, a ONG Xiado do Xinelo tem sido um pilar cultural na cidade, realizando uma grande variedade de atividades, como oficinas de confecção de adereços e cenários, a Junina Xiado do Xinelo já fez apresentações culturais em diversas festividades, incluindo o maior São João do Mundo, em Campina Grande. Através dessas atividades, a organização tem sido um exemplo de perseverança, superando as dificuldades financeiras e os desafios impostos pela pandemia da Covid-19, sempre mantendo o foco no objetivo de fortalecer a cultura popular e a formação cidadã dos jovens das comunidades onde está iserida.
Além de seu trabalho artístico, com foco nas danças populares e na produção de espetáculos, a ONG Xiado do Xinelo também atua em parceria com outras entidades culturais, Associações filantrópicas, escolas e órgãos públicos privados, promovendo eventos culturais e sociais de forma gratuita para a comunidade. A ONG XX se dedica à formação de novos públicos e à perpetuação dos saberes culturais, com ênfase na transmissão intergeracional, ou seja, na troca de conhecimentos entre as gerações.
A proposta de trabalho cultural da entidade sempre envolver, crianças e adolescentes, mulheres, idosos, PCD’s, e público LGBTQIAPN+. Buscando sempre garantir a continuidade das tradições das danças e costumes populares. A ONG XX tem contribuído de maneira significativa para a valorização e o fortalecimento da cultura da cidade de João Pessoa, tornando-se um exemplo de resistência cultural e compromisso social.
Em resumo, a nossa atuação enquanto instituição cultural filantrópica tem sido fundamental para o enriquecimento cultural da comunidade, da cidade e do estado de uma forma em geral, que mesmo diante de tantas dificuldades enfrentadas, a cultura é sem sobra de dúvida uma ferramenta poderosa de transformação e união social.